quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Aula 02 - Exemplos

O site do Processing conta com uma variedade de exemplos técnicos. Eles apresentam funcionalidades pontuais e são ótimos para entender e conhecer as capacidades da linguagem.

Modificando parâmetros e acrescentando algumas linhas de código, pode-se modificar um exemplo como este em algo bem mais irreverente:







O exemplo original apresenta um círculo que segue o cursor em uma trajetória suavizada. A velocidade de aproximação diminui conforme a proximidade, pois o deslocamento por frame é a diferença entre a posição do círculo e do cursor (multiplicado por uma razão pré-determinada).

Na modificação, o primeiro passo foi remover o redraw do background. Agora o background só é desenhado 1 vez, no setup. O círculo, que antes tinha apenas preenchimento (fill), agora tem apenas contorno (stroke), de 22 pixels. E a cor do contorno muda sempre que a posição do círculo muda. A cor é o resultado de três variáveis (RGB), onde R é modificado pela posição X do círculo, B pela posição Y, e G pela hipotenusa. Se o mouse estiver pressionado, as variáveis RGB são calculadas aleatoriamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário