terça-feira, 2 de setembro de 2014

Aula 08 - Pong

Reconhecido como o primeiro videogame lucrativo da história, o Pong foi criado na década de 70 e "bombou" ao ser lançado pela Atari. O jogo é disputado por duas pessoas e se resume a uma tela preta com dois paddles e uma bola branca que rebate.

Na aula 8 de MAM, reproduzimos o movimento básico da bola do Pong.

O movimento é comandando por duas variáveis: velocidade horizontal e vertical da bola. Cada vez que a bola atinge o limite da tela na horizontal, a velocidade horizontal se inverte (multiplica-se por -1) e aumenta em 10% (multiplica-se por 1,1). O mesmo acontece para a velocidade vertical ao atingir a parte de cima ou de baixo da tela.

Após certo tempo, a velocidade teria um valor tão alto que o deslocamento da bola extrapolaria a área da tela, sendo impossível vê-la. Para evitar isto, acrescentei uma condição para impedir o aumento de velocidade a partir de 50 pixels por frame.

Por fim, adicionamos um paddle que segue o cursor do mouse, ainda sem mecanismo de colisão, para continuação na próxima aula. O tracejado que divide a tela é gerado por um laço de repetição que desenha uma linha de pequenos quadrados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário