terça-feira, 2 de setembro de 2014

Aula 09 - Breakout: colisão

O jogo Breakout foi lançado poucos anos depois do Pong e deriva características deste jogo: a movimentação da bola e da raquete são quase iguais. A diferença técnica consiste no objetivo (destruir todos os tijolos na tela), no eixo da raquete (horizontal), na área de escape da bola (apenas embaixo) e no fato de cada partida ser para um único jogador.

Continuando o trabalho da aula do Pong, implementamos um mecanismo de colisão: verificamos se determinado ponto está dentro da área de um retângulo. Este mecanismo é, na verdade, a combinação de uma série de condições: se o valor X do ponto é maior que a extremidade esquerda e menor que a extremidade direita do retângulo e o valor Y é maior que a extremidade superior e menor que a inferior, então o ponto está inserido no retângulo.

O ponto que tratamos é a extremidade inferior da bola do Breakout, e o retângulo é a raquete do jogador. Quando esta condição é verdadeira, ou seja, a bola encostou na raquete, invertemos a velocidade Y da bola para que ela rebata.

Para deixar o jogo mais interessante, a velocidade da bola sofre um efeito ao rebater na raquete: se a raquete se move em sentido contrário ao da bola, a velocidade horizontal diminui; do contrário, aumenta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário